Reproduzido do Tele.Síntese
A modelagem de financiamento foi o principal tema da reunião técnica sobre o Plano Nacional de Banda Larga (PNBL), realizada hoje [4] na Casa Civil. O impacto dos custos e a definição de possíveis linhas de créditos do BNDES para financiar o projeto foram debatidos, mas não houve conclusão.
Segundo uma fonte do governo, a equipe do BNDES ficou de levar propostas de financiamento para a próxima reunião técnica, que será realizada ainda este mês. A data do lançamento do plano, ainda segundo a fonte, ainda não foi definida, mas deve ser no início do mês de abril.
De acordo com informações preliminares, o PNBL deve custar R$ 15 bilhões, incluindo a ativação das fibras apagadas das estatais (a parte eletrônica), a construção do backhaul com enlaces de rádio para chegar a 4.278 sedes de municípios e o acesso dentro das cidades. Os recursos ainda serão suficientes para fazer a parte do acesso nessas cidades e até a oferta direta do serviço.
Participaram da reunião de hoje apenas as equipes técnicas dos 11 ministérios envolvidos no PNBL e do BNDES. (Lúcia Berbert)
0