A Advocacia-Geral da União (AGU), através da Procuradoria Regional Federal da 2ª Região, entrou com uma ação na Vara Federal do Rio de Janeiro para tentar tirar se circulação a revista Rio For Partiers (Rio para festeiros), que estimula o turismo sexual no Brasil ao chamar as brasileiras de "máquinas de sexo".
Publicada em inglês pela Editora Solcat Ltda, a revista é vendida na Internet por US$ 23 (R$ 52). Com mais US$ 4 (R$ 9) de frete, é possível recebê-la em qualquer lugar do mundo. A publicação descreve o carnaval como "festa ao ar livre com atividades de semi-orgia".
Além disso, classifica as mulheres brasileiras em quatro tipos: "Britney Spears", filhinhas de papai avessas a cantadas; "popozuda", "máquinas de sexo"; "hippie/raver", "difíceis de beijar" mas "fáceis de ir para a balada"; e "Balzac", mulher que se tratada "como uma dama" retribuirá o companheiro tratando-o "como um rei, talvez não hoje à noite, mas amanhã com certeza".
Movida a pedido da Empresa Brasileira de Turismo (Embratur), a ação acusa a revista de usar de forma não autorizada o selo Brazil Sensational, do Ministério do Turismo, criado para divulgar a imagem do turismo brasileiro no exterior, informou a Agência Brasil.
A Embratur considera que a Rio For Partiers "incentiva a prática de exploração sexual". Caso a ação seja favorável à empresa, a editora deverá recolher a revista, sob pena de multa diária mínima de R$ 10 mil.
Para o procurador federal Marco Di Iulio, responsável pela causa, a publicação viola "um dos fundamentos do próprio Estado Democrático de Direito – a dignidade da pessoa humana, tendo em vista a exposição vexatória do povo brasileiro com o intuito de promover a exploração sexual".
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