A TV Brasil planeja novas mudanças na programação. No dia 31/07 o “Espaço Público” sairá do ar. No fim de agosto, será a vez do “Diálogo Brasil” deixar a grade da emissora. Para substituí-los, no início de setembro estréia o “Três a um”, que será apresentado todas as quartas-feiras, às 22h.
“Esse novo programa terá um modelo ‘flex’. Serão três debatedores mediados por um jornalista, ou três jornalistas sabatinando um entrevistado. Será um programa que cumprirá a função que o ‘Espaço’ e o ‘Diálogo’ cumprem hoje”, diz a diretora de jornalismo da TV Brasil, Helena Chagas.
A mudança faz parte do cronograma de reformulação da grade, que pretende transformar a emissora em uma TV nacional.
“O ‘Espaço Público’ é um programa da antiga TVE. É essencialmente carioca, com convidados cariocas. Agora nós somos a TV Brasil, temos que mudar alguns programas da grade”, diz Helena.
TV Brasil produzirá programa na África
O "Três a um" irá ao ar no horário apelidado de “faixa da reflexão”. Além dele, nos próximos dias será lançado um edital para a realização do “Revista África”, que ocupará o espaço às sextas-feiras.
O programa que será inteiramente gravado em países africanos, principalmente os de língua portuguesa, por uma produtora independente, mas sob supervisão da emissora. É a primeira vez que a TV Brasil realiza um edital como esse, mas, de acordo com Helena, servirá de teste para a realização de um outro, para a produção do “Revista América Latina”. O modelo deste ainda não foi definido, e a cooperação com emissoras de outros países não está descartada.
Observatório da imprensa também terá mudanças
Recentemente, a TV Brasil estreou o “De Lá pra Cá” e o “Caminhos da Reportagem”. Na terça-feira, na “faixa de reflexão”, o “Observatório da Imprensa” continua, mas também passará por mudanças.
“O Observatório é o carro chefe da emissora, mas vai passar por mudanças. Ele terá um novo cenário, outros participantes. Queremos dinamizar o programa”, afirma Helena.
1