Na tentativa de baratear o preço dos conversores de TV digital, o ministro das Comunicações, Hélio Costa, tem buscado convencer os governadores a isentarem o produto da cobranca do Imposto sobre a Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS). Na sexta-feira, Costa esteve com o governador Aécio Neves, em seu estado natal, Minas Gerais.
A isenção de tributos sobre o conversor já foi obtida junto ao governo da Bahia por um período de dois anos e foi pedida também aos Estados da Paraíba e São Paulo. Com a desoneração de impostos, o anunciado conversor de R$199 – que será lançado amanhã (terça, 15/7), em São Paulo, pela empresa Proview – poderá ser adquirido por R$ 150.
O empenho de Costa mostra que o ministério aposta na diminuição do preço das caixinhas para fazer a TV digital um negócio viável no Brasil. Entretanto, especialistas têm afirmado que o problema passa também pelas escolhas tecnológicas e a manutenção do atual modelo de negócios da televisão aberta, que impedem que a digitalização dê à TV novas funcionalidades. Sem isso, a transição para os aparelhos digitais parece não fazer sentido para os consumidores brasileiros.
Com informações do site da revista Exame.