O Ministério Público Eleitoral de São Paulo apresentou representações contra o jornal Folha de S. Paulo, a revista Veja e a rádio CBN por conta da veiculação de entrevista com a candidata à Prefeitura de São Paulo pelo PT, Marta Suplicy. Para os promotores, as entrevistas constituem propaganda eleitoral fora do período oficial, que se inicia apenas em 5 de julho.
Segundo a promotora Maria Amélia Nardy Pereira, as entrevistas servem de espaço para a apresentação de suas plataformas políticas veiculadas pelos meios de comunicação.
A promotora também questiona o fato de os veículos apresentarem entrevista com apenas um candidato, o que feriria o direito de isonomia. Dos três veículos citados, a CBN já entrevistou outros candidatos, como o ex-governador Geraldo Alckimin (PSDB).
Para entidades de jornalistas, como a Associação Brasileira de Imprensa (ABI), a Associação Nacional de Jornais (ANJ) e a Associação Brasileira de Jornalismo Investigativo (Abraji), o pedido do Ministério Público é uma "censura prévia".
Com informações do site Comunique-se
0