Daniel Castro / Folha de S. Paulo.
Autor de "Duas Caras", Aguinaldo Silva escreveu em seu blog artigo insinuando que a novela das oito teria sofrido censura para evitar eventual reclassificação, pelo Ministério da Justiça, para as 22h.
No texto, "Censura É Como Inveja: Uma M****!", Silva diz que são seus leitores que têm apontado a volta da censura, "camuflada nas boas intenções de sempre", uma referência à classificação indicativa. "Essas pessoas que falam da volta da censura [a] usam como argumento pra justificar o que dizem uma possível pasteurização de ‘Duas Caras’", escreveu.
Desde que a novela foi reclassificada para as 21h, em dezembro, "Duas Caras" vem abrandando cenas de sexo. A primeira noite de amor entre Alzira (Flávia Alessandra) e Juvenal (Antônio Fagundes), por exemplo, foi comportadíssima. A máxima ousadia foi mostrá-la de sutiã. Nos bastidores, ainda corre o temor de uma reclassificação para as 22h.
José Elias Romão, diretor de classificação do Ministério da Justiça, diz que não há esse risco. "O ministério já afastou a possibilidade de reclassificação para as 22h", disse. Ele reafirma que classificação "não tem nada a ver com censura".
A Globo, oficialmente, informou que, "independentemente da questão da classificação indicativa, tem seus critérios de adequação das obras aos horários, a cargo da Central Globo de Controle de Qualidade".
0