Os repórteres-cinematográficos Marcos Alves (TV Centro América, afiliada da TV Globo em Mato Grosso) e Belmiro Dias (TV Record), além de Otmar Oliveira, repórter-fotográfico de A Gazeta, levaram um susto na última sexta-feira (11/01). Eles ficaram detidos por mais de duas horas a mando do juiz da 4ª Vara Criminal de Cuiabá, Rondon Dower Filho. Os três tentaram registrar imagens durante audiência de um processo que corria em segredo de Justiça.
O cinegrafista conta que a porta da ante-sala estava semi-aberta e alguns repórteres entraram para saber da audiência. “Não havia nenhum comunicado, ninguém sabia que havia sido decretado sigilo naquele processo”, disse Alves ao Comunique-se. O entra e sai da imprensa chamou a atenção do juiz, que decretou voz de prisão aos três.
Graças à atuação dos advogados dos veículos para os quais eles trabalham, do Sindicato dos Jornalistas do Mato Grosso e da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), eles não chegaram a ser levados para a delegacia.
O processo que os três tentavam cobrir diz respeito a supostas atividades de corrupção cometidas por funcionários do fórum.
0