Hélio Costa, ministro das Comunicações, fez uma rápida viagem de 24 horas ao Chile para tentar impedir que aquele país anunciasse o seu padrão de TV digital ainda este ano. Segundo o ministro, ele conseguiu convencer as autoridades chilenas a postergarem o anúncio até março e, enquanto isso, estudarem o padrão de TV digital adotado pelo Brasil. "Eles estavam propensos ao ATSC, depois estudaram o DVB e agora querem estudar o nosso padrão", disse Costa. Ele disse que conversas com a Colômbia também estão adiantadas para a adoção do padrão brasileiro. "É importante ter na América Latina outros países com a nossa tecnologia".
São Paulo liberado
O ministro disse ainda que deve levar ao Comitê de Desenvolvimento da TV Digital a proposta para que o Estado de São Paulo, já em 2008, esteja totalmente liberado para a implantação da TV digital por parte das emissoras que assim o quiserem. Ele explicou que já está acontecendo um problema decorrente dos diferentes cronogramas de implantação que é o fato de que cidades adjacentes a São Paulo estarem captando o sinal digital da capital. "Isso mostra como o padrão é robusto, mas cria um problema comercial para as emissoras, por isso precisamos acelerar a adoção em todo o Estado".
Na próxima semana, dia 27, o Ministério das Comunicações deve assinar a consignação de canais digitais às emissoras de Minas Gerais. Com isso, as emissoras da capital mineira poderão iniciar os testes já em fevereiro.
0