Depois de passar a terça-feira reunido no Palácio do Planalto com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva, o ministro das Comunicações, Hélio Costa, disse nesta quarta que a decisão sobre o programa de implantação de banda larga nas escolas só deverá sair em duas semanas.
Ele disse que o presidente teria considerado 'uma boa proposta' a idéia do ministério de fazer com que as empresas de telefonia fixa levem a internet para as escolas e, em troca, sejam liberadas da obrigação legal de criar 7.800 pontos de telefonia, prevista nos contratos firmados entre as empresas e a Anatel (Agência Nacional de Telecomunicações).
'Estamos analisando a proposta dentro de um contexto de um projeto de governo que envolve as operadoras. O presidente já acena como uma boa proposta', declarou Costa.
O ministro chegou a declarar que a decisão sobre o projeto sairia ontem.Hoje, porém, ele informou que técnicos dos ministérios das Comunicações, Planejamento e da Casa Civil se reunirão nas próximas duas semanas para avaliar a proposta antes do anúncio oficial.
As operadoras gastarão cerca de R$ 700 milhões para levar internet banda larga a todasas 143 mil escolas públicas do país. De acordo com o ministro, esse número ainda não é final e o valor está em estudo pela Anatel (Agência Nacional de Telecomunicações).
No total, as teles instalarão 208 mil pontos de internet que poderão incluir postos de saúde e órgãos públicos. A cobertura será feita em três anos.
0