Extintos por decisão judicial há quase dez anos, os telessorteios via prefixo 0900 voltam à TV no próximo domingo, quando a Rede TV! lança seu novo serviço, durante o 'Pânico'. A Rede TV! será a primeira, mas não única a explorar o filão que mistura interatividade e jogatina. Todas as redes estudam alguma forma de ganhar dinheiro com a ferramenta. Record e Band já confirmam a intenção. A Globo só deve lançar 0900 se todo mundo o fizer.
A diferença é que agora as emissoras terão que dispor de um serviço 0800 (gratuito) para informações. Os gastos por linha telefônica serão limitados a um quarto de salário mínimo por mês (R$ 95). O usuário terá que informar o CPF do dono da linha, que poderá contestar a cobrança sem ter o telefone cortado e o nome 'sujo'.
'Estamos cumprindo rigorosamente o TAC', diz Dennis Munhoz, superintendente jurídico da Rede TV!, referindo-se a acordo, firmado há dois anos entre Ministério Público, telefônicas e emissoras, que disciplinou a exploração dos serviços de valor agregado, permitindo a volta do 0900.
As informações são de Daniel Castro, da Folha de São Paulo.
0