A partir de maio próximo a empresa gaúcha Propus[1] e a cearense Bureau Tecnologia iniciam o trabalho de desenvolvimento de um Plano Diretor de Tecnologia da Informação (PDTI) na Prefeitura de Fortaleza[2], de cuja licitação foram vencedoras. A iniciativa teve também o apoio da Agência de Desenvolvimento na área de Tecnologia de Informação, Softsul.
Conforme o diretor da Propus, Carlos Eurico Pittas de Canto, o PDTI será focado na migração de plataforma de tecnologias deles para o Software Livre. "Nós faremos o planejamento estratégico do município analisando as necessidades que existem hoje e assim projetaremos soluções tendo sempre o Software Livre como pano de fundo", exemplifica Eurico.
Segundo ele, o trabalho envolverá as instâncias políticas, técnicas, a comunidade de Software Livre do Ceará e o meio empresarial de Tencnologias de Informação da cidade.
O representante da Prefeitura cearense, Cristiano Therrien, vê como um passo importante para os cidadãos de Fortaleza a contratação dos serviços destas empresas. "Só temos a ganhar, pois já conhecíamos o trabalho feito por elas e sabemos da sua qualidade. Este PDTI a ser implantado é importante, pois estabelece um planejamento não só para o uso interno da nossa administração, mas também cria uma agenda de políticas públicas de inclusão sócio-digital".
Membros da prefeitura de Fortaleza visitaram a 8ª edição do Fórum Internacional Software Livre, que ocorreu em Porto Alegre entre os dias 12, 13 e 14 de abril.
[1] http://www.propus.com.br/
[2] http://www.fortaleza.ce.gov.br/inst/
0