A ministra da Casa Civil, Dilma Roussef, resolveu retomar com vigor a política do Sistema Brasileiro de TV Digital (SBTVD) e convocou para amanhã, 17, uma reunião de todos os segmentos envolvidos: o Fórum – que congrega o mercado e a academia – e o Comitê de Desenvolvimento, colegiado formado por nove ministérios.
Segundo fontes do governo,o objetivo da reunião é mesmo o de dar mais velocidade às inúmeras medidas que precisam ser implementadas para fazer a TV digital deslanchar.
Representantes do fórum – que é formado por radiodifusores, fabricantes de aparelhos de recepção e transmissão, desenvolvedores de software e comunidade acadêmica – já confirmaram presença. Na reunião, diz um executivo, o Fórum irá apresentar a proposta de especificação do sistema, medida necessária para que as empresas comecem seus planos de fabricação do setopbox e dos aparelhos de TV digital.
E o middleware brasileiro continua em debate. Embora haja a decisão política de incorporar o software nacional já no primeiro lote de equipamentos a serem fabricados, a indústria de receptores alega que ele ainda precisa ser validado e testado, e, por isso, a urgência na definição dos próximos passos.
0